O Mosteiro de Santa Clara, em Quito, recebe a exposição “El Esplendor Del Barroco Quiteño” e, por isso, abre pela primeira vez suas portas ao público, depois de estar fechado por um período de mais de quatro séculos. Considerado ele próprio uma obra de arte, no convento – localizado no centro histórico da capital equatoriana, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco - vivem 18 freiras, todas entre 65 e 70 anos. Entre os 60 tesouros patrimoniais da mostra, estão quadros, esculturas, objetos e até mesmo pinturas murais pela primeira vez reunidas em um mesmo local. O caráter mais destacado das obras é o sincretismo cultural, por haverem sido executadas majoritariamente por indígenas, negros e mestiços, registrando imagens relacionadas a diversas religiões, além de símbolos locais.
A exposição teve início em 10 de junho, recebendo 13 mil visitantes nos primeiros 5 dias. A entrada é gratuita, e está aberta de terça a domingo, das 9 às 16h30.
Outras informações: http://www.patrimonioquito.gob.ec/destacados/barroco-quiteno
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO: OS COMENTÁRIOS AQUI PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO E NÃO REFLETEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DOS AUTORES DESSE BLOG.