O cosmonauta russo Yuri Gagarin receberá uma homenagem por seu pioneirismo: uma estátua de zinco e alumínio com 3,5 metros de altura instalada na avenida The Mall, próximo a Trafalgar Square, no centro de Londes.
Legendário por sua viagem a bordo da cápsula Vostok, com a qual em 12 de abril de 1961 deu uma volta completa à Terra, com duração de 108 minutos, Gagarin ganha este presente no ano em que seu feito completa meio século, como uma doação da Agência Espacial Russa ao Conselho Britânico – entidade que representa culturalmente a Grã Bretanha no exterior.
A estátua faz um registro muito típico do astronauta, em traje espacial e com um pé sobre o globo terrestre, com a trajetória da órbita ao seu redor.
A inauguração será no próximo 14 de julho, com a presença de sua filha, Elena Gagarina, diretora dos museus do Kremlin. Completando a celebração do feito, também haverá uma exposição sobre a vida de Gagarin e o início do programa espacial russo, além da exibição do filme First Órbit em 17 telões espalhados pela Grã-Bretanha (oferecido pela BBC), que tenta recriar a visão que o cosmonauta teria tido ao orbitar a Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO: OS COMENTÁRIOS AQUI PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO E NÃO REFLETEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DOS AUTORES DESSE BLOG.