sexta-feira, 30 de abril de 2010
Sidreria Open Bar em Gijón
Quem vai à Astúrias não pode deixar de provar a sidra. Isso é mais do que uma lei nessa região, localizada no norte da Espanha, que tem na bebida fermentada de maçã seu produto mais famoso. Por isso, em toda a região pode-se encontrar diversas sidrerias, bares especializados em servir a bebida, que deve ser “escanciada”, ou seja, vertida no copo à distância, de modo a permitir que se mescle e não haja substâncias depositadas no fundo do copo; por isso, o garçom serve sempre uma pequena quantidade em um copo de boca larga, que deve ser bebida em seguida. A ação de servir uma dose de sidra é um espetáculo à parte, já que um bom "escanciador" leva a garrafa acima da cabeça e o copo na altura da coxa.
Em Gijón, cidade praieira da região, uma sidreria se destaca das demais por oferecer uma espécie de open bar alimentício para os clientes. Ao entrar na “El Saúco”, em funcionamento desde 1977, é impossível não notar que o balcão do bar está cheio de bandejas dos mais diversos petiscos, que vão desde a tradicional tortilla de batatas até bolinhas de queijo, palitos de frango e anéis de lula, entre outros. E tudo pode ser consumido grátis pelos fregueses, na quantidade que queira. Bom demais pra ser verdade? E ainda melhora: uma garrafa de sidra de 750 ml, custa apenas €2,30 – valor de uma simples “caña com pincho” em muitos bares do país. Quem não é fã da bebida pode optar por um bom vinho ou mesmo uma cerveja, mas a graça está em ir tomando dose por dose a garrafa de sidra, sempre servida com muita classe por um dos bartenders.
Para aqueles que quiserem uma alimentação mais consistente, também há um amplo cardápio (pago, claro) que inclui peixes e frutos do mar frescos, carne bovina e suína, com destaque para o “cochinillo asado” (preparado sob encomenda – os leitões vêm desde Zamora –, mais de quatro horas ao forno em baixa temperatura).
Uma curiosidade: apesar de especializado em um produto asturiano por excelência, o estabelecimento tem suas origens a muitos quilômetros dali: a família de proprietário é natural de Fuentesaúco, povoado de cerca de 2 mil habitantes próximo a Zamora, na região de Castilla y León.
El Saúco: Calle Valencia, 20 – Gijón
Tel.: 00 34 985 39 83 30
www.elsauco.com
Funcionamento: das 12h às 0h, diariamente; fecha às quartas-feiras para descanso.
Postado por
Bá Conti - publicitariaeviajante.blogspot.com
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO: OS COMENTÁRIOS AQUI PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO E NÃO REFLETEM, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DOS AUTORES DESSE BLOG.